Nos últimos anos se tornou crescente a preocupação com a inclusão social e a diminuição da desigualdade. Visando isto, diversas iniciativas foram tomadas, e uma delas é a acessibilidade no meio digital. Tendo em vista essa demanda, o governo, através de O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) elencou diversas diretrizes, norteando o desenvolvimento web, para que o meio digital seja cada vez mais abrangente.
O alto contraste é utilizado como ferramenta para a acessibilidade, por meio da relação de contraste entre as cores do plano e fundo, para assistir pessoas com baixa visão. Logo mais a baixo temos as normas para o uso das cores na acessibilidade de alto contraste.
Um recurso muito importante em uma interface mais acessível, para usuários com deficiencia visual parcial, é o ajuste da fonte (aumentar ou diminuir). Alguns desses usuários, na maioria das vezes, terão dificuldade para ler as partes escritas nas páginas web, e o ideal é que esses sites tenham o tamanho das fontes ajustáveis. O símbolo que indíca essa acessibilidade é A, +A e -A nas barras acessíveis dos sites.
O VLIBRAS é um plugin que axiliará pessoas com deficiência auditiva, através tradução automática dos conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) do Português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e está disponível em desktop e dispositivos móveis, e para ativá-la basta clicar no ícone referente ao VLIBRAS na barra de acessibilidade do site.